Neste 4° Volume do Corpet News, fazemos uma introdução sobre a imunonutrição com cogumelos, com menção à utilização do Coriolus versicolor (Corpet), e os resultados obtidos durante os 13 últimos anos em que a aplicação da sua suplementação como imunonutriente em animais de pequeno porte tem sido um complemento à chamada medicina veterinária convencional.
Nos casos clínicos apresentados, alguns dos quais elaborados pelo Prof. Dr. Girão Bastos, foi aplicada a suplementação com Coriolus versicolor (Corpet), com resultados de exames levados a cabo antes e após a aplicação da mesma.
Apresentamos ainda as tabelas de suplementação com Corpet para cães e gatos e um breve resumo da mesma suplementação para cavalos.
Incluímos também um poster apresentado pelo Prof. Tito Fernandes no I Congresso de Medicina Veterinária de Moçambique, em Maputo, de 29 a 31 de Outubro de 2008, sobre "Leishmaniose em Animais de Companhia: Prevenção com Imunonutrientes".
Nesta edição do Corpet News, Volume 2, falamos sobre:
- Imunonutrição com cogumelos: a função dos Gliconutrientes.
- Poster apresentado em Ponta Delgada, no XXIVº Encontro dos Médicos Veterinários da Macaronésia pelo Dr. Girão Bastos - Tumores em Animais de Companhia: prevenção utilizando cogumelos.
- Suplementação alimentar com cogumelos aplicada como imunonutrição em Gatos – Cardiomiopatia Hipertrófica.
- Suplementação alimentar com cogumelos aplicada como imunonutrição em Cães – Tumor na Próstata.
- Três Cães com Leishmaniose Visceral (3 Casos Clínicos).
- Poster apresentado em Nantes, no Xº Congresso da Sociedade Europeia de Veterinária e Nutrição, pelo Prof. Tito Fernandes – Cancer Prevention with Supplementation of Diets with Botanicals.
Tumores em Animais de Companhia: prevenção utilizando cogumelos Karmali, A., Girão Bastos, J. e Fernandes, T. H.
A filosofia holística dos médicos-veterinários consiste essencialmente em observar todas as facetas do animal, mostrando abertura a todo o tipo de tratamento a aplicar. Normalmente, concentra a sua atenção na nutrição e dieta, meio ambiente, estilo de vida do animal, bem estar físico e psicológico do paciente, na profilaxia e no tratamento. A comunicação entre animal, dono e médico-veterinário é essencial.
Através de estudos clínicos realizados com Coriolus versicolor como imunonutriente, em 36 pacientes com Síndrome de Fadiga Crónica, ficou demonstrado um aumento de 35% na actividade das NK (Células Naturais Assassinas) (1).
O importante desenvolvimento das NK (Células Naturais assassinas) é explicado pela actividade das enzimas contidas no Corpet (2).
O Corpet tem sido ensaiado em testes normais de toxicidade(3). O seguinte boletim informa, sobre a composição, a administração correcta e a evolução clínica do Corpet em animais de pequeno porte.